O Caminho do Bodisatva

O Caminho do Bodhisattva é um texto que está no centro do cânone budista. O século VII, o monge budista e estudioso Shantideva elucidou a “mentalidade de despertar”, ou bodhicitta, ao longo de 10 capítulos de versos que sondam e expõem  a nossa confusão e incitam a brilhar uma sabedoria mais profunda. Nada resiste ao bisturi do insight de Shantideva: chegamos a admitir que a fundamentação da bodhicitta é a nossa única opção em todas as situações, se quisermos nos libertar do pensamento egocêntrico e abraçar a mentalidade vasta, sábia e compassiva do despertar.

Apreciação de Dzigar Kongtrul Rinpoche sobre a função que esse texto desempenha na vida de qualquer praticante não tem limites. Neste comentário de Rinpoche, ele abre uma porta para o tesouro de conhecimento incorporado nestes versos elegantes, precisos, bem-humorados, e encantadores. E sua corporificação da honra e espírito do caminho do bodhisattva nos encoraja a viver a vida da maneira que O Caminho do Bodhisattva recomenda.

“Nenhum outro texto teve uma influência maior sobre as mentes dos mestres da Terra Nobre da Índia e das Montanhas Nevadas do Tibete que O Caminho do Bodhisattva. Também é inigualável em sua capacidade de transformar as mentes dos seres. Conforme Sua santidade, o Dalai Lama disse, qualquer um que se tornou um grande professor foi influenciado pelo poder deste texto.”

- Dzigar Kongtrul Rinpoche

Dzigar Kongtrül Rinpoche

O Dharma é uma fonte genuína e confiável de felicidade