Santuário Jigme Tsetar Ling

Pintura: Tatjana Krizmanic

Fundado em 2003 por Dzigar Kongtrül Rinpoche em Salvador-Bahia, o Guna Norling é um Centro Budista Tibetano – Escola Nyingma. Uma organização religiosa sem fins lucrativos. O Centro faz parte da organização MSB (Mangala Shri Bhuti).

Dzigar Kongtrül Rinpoche fundou o Mangala Shri Bhuti em 1989 a fim de apoiar o estabelecimento do Budadharma no Ocidente. Mangala Shri Bhuti é um dos nomes de Sua Santidade Dilgo Khyentse Rinpoche, que foi o professor de Kongtrül Rinpoche. A vida de Sua Santidade foi inteiramente dedicada a beneficiar os seres e, por sua vez, a proposta do Mangala Shri Bhuti é cumprir essa visão. Com a orientação de Kongtrül Rinpoche e a inspiração dos alunos, o estudo,  a prática e o serviço aos outros têm crescido juntos e tornado o que define as características de nossa organização.

Além de um currículo de estudo anuais, muitos estudantes se comprometem a 100 dias de retiros a cada ano, a fim de aprofundar a sua experiência nos ensinamentos. Estudo e prática de retiro alimentam a realização interior dos alunos – a realização da sua Natureza Búdica. Até mesmo um vislumbre da nossa Natureza Búdica traz liberdade e clareza às nossas mentes, naturalmente nos orientando a uma abordagem mais altruísta e solidária com os outros.

Guna Norling é o único Centro de Dzigar Kongtrül Rinpoche no Brasil e está sob sua orientação. Apesar dele não morar no Brasil, sua visão e energia estão vividamente presentes nos inspirando, apoiando e impulsionando a entrarmos em contato com a nossa própria natureza iluminada que é nossa herança natural como seres humanos.

Rinpoche esteve no Brasil três vezes, dando ensinamentos e fazendo retiros.

Sarah Gomes, é diretora de Guna Norling. Regularmente organiza a liberação de vida de caranguejos e outros animais de volta à natureza. Até hoje ela libertou mais de 200.000 caranguejos, um feito incrível no qual podemos nos alegrar profundamente. Ela aceita contribuições para esses esforços meritórios de todo o Brasil e do exterior. Se você gostaria de participar do mérito desta causa digna, entre em contato diretamente com Sarah.

História

A casa em que hoje em dia é o Guna Norling foi construida há 16 anos por um aluno de Dzigar Kongtrül Rinpoche. Fica em frente ao mar no bairro de Rio Vermelho em Salvador, Bahia, em uma “angra” isolada dos ruídos e da agitação da cidade, tornando-se ideal para a prática e retiros.

Desde o começo da construção, a aspiração era para que essa casa pudesse se tornar um lugar onde o Dharma florescesse. Além da aspiração, objetos sagrados foram enterrados na fundação da casa durante a construção.

Anos depois, Dzigar Kongtrül Rinpochemostrou interesse em ter a casa como um Centro de Retiro para sua Sangha e a casa foi oferecida a ele com essa finalidade.

Em 2003, devido a visão de Rinpoche e o apoio de vários alunos dele, a casa tornou-se Guna Norling, até hoje o único Centro de Kongtrül Rinpoche na América Latina.

Além da sua visão de ter vários Centros espalhados pelo mundo, Rinpochetambém aspirava ter um lugar em frente a água para a prática de Jal Samadhi.(Jal em sânscrito significa água. Jal Samadhi se refere a prática de flutuar na água durante a meditacão, ou, olhando/gazing a água na meditação. Nos tempos antigos, os grandes sábios colocavam suas barracas ao lado de lugares com formações de água – mares, rios, lagos – para poder fazer essa prática). O Guna Norling é a realização dessa aspiracão do Rinpoche.

Em 2006 Rinpoche veio pro Brasill pela primeira vez. Ele se hospedou, deu ensinamentos e fez retiro no Centro. Ele descreveu Guna Norling como “um lugar bastante mágico” onde “surge uma sensacão natural de relaxamento”. Rinpochevoltou ao Brasil em 2007 e 2009.

Desde a fundação do Centro em 2003, Rinpoche e vários alunos de Rinpoche tem feito retiros lá. Uma Sangha Brasileira também foi fundada e funciona desde o começo do Centro. Atualmente Rinpoche tem alunos em várias partes do pais.

O Guna Norling é um centro de dharma com práticas regulares de meditação e estudos budistas e também um local para retiros.