Esta geração em especial tem uma enorme responsabilidade, porque o Dharma está somente agora chegando e se enraizando no ocidente. Se esta geração não aprender, preservar e então transmitir o completo Dharma, as futuras não terão uma base ou um exemplo para seguir. Por isto esta geração tem agora uma responsabilidade maior que qualquer das que virão. Se o estudo e o aprendizado do Dharma forem mantidos vivos, com o auxílio da meditação e da prática, nós seremos capazes de preservar o completo Dharma. Isto trará benefícios tanto para nós quanto para os outros, e desta forma para o Dharma e todos os seres. Através disto, o Dharma poderá se estabelecer e ser bem preservado no ocidente no decorrer da nossa vida e também continuar no futuro. Ter isto em mente pode lhe inspirar para estudar mais e mais ! (…)

Eu espero que nós sejamos capazes de conectar e inspirar as pessoas para estudar os textos tradicionais, em vez de estudar apenas versões dos ensinamentos do Buda de outros. Porque quando se estuda somente versões do Dharma de diferentes pessoas, vai-se ficando cada vez mais distante dos ensinamentos do Buda. Mas, quando se estuda os textos originais, se tem uma base sólida; se recebe uma benção imensa do estudo do texto, a benção de todos os grandes professores e mestres que o ensinaram no passado. Para o futuro, é muito importante que o estudo dos ensinamentos autênticos do Buda se desenvolva e seja mantido no ocidente. Mesmo se, às vezes, você se entedie ou distraia durante o estudo, se tiver disciplina para estudar os ensinamentos, examiná-los por meio de transmissão e explicação oral — eles requerem explicação oral — então haverá um Shedra! Se as pessoas persistirem, então haverá um Shedra. Se não houver continuidade, não haverá um Shedra.
Sempre procure lembrar por que você está fazendo isto. Qual é o propósito do shepa (estudo feito no Shedra).  É ajudar nossa mente; é ajudar nossa prática! É estabelecer uma linhagem autêntica de um estado mental verdadeiramente desperto e realizado.”

Fonte: Texto extraído dos ensinamentos dados no Rigpa Shedra sobre “Como Estudar”.