Mangala Shri Bhuti e Dzigar Kongtrul Rinpoche

Uma breve história

 

O Venerável Dzigar Kongtrul Rinpoche nasceu na província de Himachel Pradesh, no norte da Índia, filho de pais tibetanos. Seu pai, o terceiro Neten Chokling Rinpoche, fugiu do Tibete em 1959 com sua esposa, Mayum Tsewang Paldon, e seus dois filhos mais velhos. Em uma plantação de chá abandonada, ele reconheceu a partir de uma visão, Chokling Rinpoche estabeleceu Pema Ewam Choegar Monastery, e em torno dele, um assentamento de refugiados. Durante o restante da vida de Chokling Rinpoche, ele cuidou e guiou seu desenvolvimento. A mãe de Kongtrul Rinpoche, tendo passado treze anos em retiro antes de se casar com seu pai, continuou uma vida de prática devotada, mesmo no meio do transplante de sua família e da criação de seus cinco filhos.

Reconhecido como uma encarnação de Jamgon Kongtrul Lodro Thaye, Dzigar Kongtrul Rinpoche cresceu em um ambiente monástico e recebeu treinamento extensivo em todos os aspectos da doutrina budista. Em particular, ele recebeu os ensinamentos da linhagem Nyingma, especialmente os do Longch

en Nyingtik, de seu professor de raiz, Sua Santidade Dilgo Khyentse Rinpoche. Rinpoche também estudou extensivamente sob Tulku Urgyen Rinpoche, Nyoshul Khen Rinpoche e o grande erudito Khenpo Rinchen.

Mosteiro Chokling, Bir India Em 1989, Rinpoche mudou-se para os Estados Unidos com sua esposa e filho, e em 1990 iniciou um mandato de cinco anos como professor de filosofia budista na Universidade de Naropa. Rinpoche logo fundou a Mangala Shri Bhuti Sangha depois do nome em sânscrito de Sua Santidade Dilgo Khyentse Rinpoche. Mangala Shri Bhuti concentra-se na sabedoria e prática da tradição Longchen Nyingtik da linhagem Nyingma.

Os principais centros de estudo e prática da MSB, Phuntsok Choling nas montanhas acima de Boulder, Colorado, e Pema Osel Do Ngak Choling, perto da cidade rural de Vershire, Vermont, oferecem programas anuais de estudo e prática ao público. Nosso centro de retiro nas montanhas, Longchen Jigme Samten Ling, oferece aos estudantes a oportunidade de aprofundar seu conhecimento em retiro, e é a visão onde Sangdo Palri, o Palácio da Montanha Gloriosa de Copacabana de Guru Rinpoche, está atualmente em construção. Os estudantes se reúnem nos Centros das Cidades Mangalam Dharma na América e no exterior para praticar, ouvir os ensinamentos semanais do LINK teachings e trabalhar juntos em apoio ao Dharma. Por favor, visite a página dos Centros MSB para saber mais sobre nossas atividades.

Além do core curriculum que o Rinpoche oferece através do MSB, ele também viaja extensivamente para outros centros nos EUA e em todo o mundo para ensinar e orientar os alunos em seus próprios estudos e práticas. Quando não está ensinando ou viajando para continuar sua própria educação, Rinpoche continua em retiro em Samten Ling ou no Instituto Guna, o assento de Mangala Shri Bhuti em Bir, na Índia.